Belo Horizonte


Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais e possui mais de cem anos de história, popularmente chamada de BH, a cidade apresenta muitos pontos turísticos, cultura, lazer e uma bela paisagem natural.
Uma das maiores cidades do país, Belo Horizonte abriga uma variedade de museus e conjuntos arquitetônicos. A capital mineira é o ponto de partida para passear por Patrimônios Históricos da Humanidade, como Ouro Preto e Congonhas, além de apreciar obras em Mariana e Sabará.
O melhor do Barroco brasileiro está exposto a céu aberto em Minas, que abriga obras-primas de Aleijadinho, Mestre Athayde e outros grandes artistas dos séculos XVIII e XIX.
Além disso, BH possui uma variedade de botecos e restaurantes espalhados por toda a cidade, que oferece deliciosos petiscos e a famosa comida mineira. Conhecer Belo Horizonte é ter a oportunidade de viajar pela história do Brasil.
 
Lagoa da Pampulha / Conjunto Arquitetônico da Pampulha
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 0 - Pampulha
O conjunto arquitetônico que envolve a Lagoa da Pampulha foi projetado por Oscar Niemeyer, e é composto pela Igreja de São Francisco de Assis, O Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Golfe Clube. A Lagoa da Pampulha é um lago artificial inaugurado na década de 40 que contém várias opções de lazer e turismo em sua orla.
 
Destaques
Casa do Baile
Igreja de São Francisco de Assis
Espaço é contornado por jardins criados por Burle Marx
Museu de Arte
Iate Tênis Clube
Orla da lagoa
Zoológico de Belo Horizonte
Ginásio do Mineirinho
Mineirão
Pintura de Portinari
Esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa
 
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Lagoa da Pampulha
O Museu de Arte da Pampulha era o antigo Cassino da Pampulha, que funcionou até 1946, após onze anos e uma reforma foi aberto e atualmente possui um grande acervo de obras contemporâneas. O acervo do MAP abriga 1600 obras de arte, além disso, é um dos cartões postais mais famosos da cidade.
 
Destaques
Salão nobre
Mezanino
Biblioteca
Prédio cheio de curvas e superfícies de vidro
Obra de Portinari
Obra de Di Cavalcanti
Esculturas de Alfredo Ceschiatti
Jardim com paisagismo de Burle Marx

Horário: de terça a domingo, das 9 às 19h.
 
Parque Ecológico da Pampulha
Av. Otacílio Negrão de Lima, 7.111 - Lagoa da Pampulha.
Conhecido como Parque Ecológico da Pampulha, o Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego é uma das atrações imperdíveis de Belo Horizonte. O espaço conta com 30 hectares de área verde que abriga vários animais soltos como capivaras, gambás, furões e micos-estrela, além de aves, répteis e anfíbios.
 
Destaques
Jacaré-de-papo-amarelo
Três mil mudas plantadas no bosque

Horário: sexta a domingo, das 8h30 às 17h.
Entrada franca
 
Fundação Zoo-Botânica
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000 - Pampulha
A Fundação Zoo-Botânica foi criada em 1991, e abriga o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico da cidade numa área total de 144 hectares. O Zoológico abriga cerca de 900 animais, de 200 espécies, além do primeiro borboletário público da América do Sul. Já o jardim botânico, ocupa uma área de 600 mil metros quadrados e abriga espécies de animais e plantas, além de trilhas para caminhadas monitoradas.
 
Destaques
Orla da Lagoa.
Borboletário
Jardim botânico
Aquário da Baia de São Francisco
 
Zoológico
O Zoológico fica numa área de 1,4 milhão de m² e abriga uma reserva nativa do cerrado. São cerca de 900 animais, de 200 espécies, do Brasil e de várias partes do mundo, além do primeiro borboletário público da América do Sul.
 
Destaques
Visitas noturnas guiadas no Zoológico
Borboletário, onde os visitantes podem entrar em um viveiro com dois mil insetos
 
Jardim Botânico
O Jardim Botânico é integrado à Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e ocupa 10 hectares da área da Fundação. A estrutura do jardim também conta com galpão de compostagem e sementeira.
 
Destaques
Minhocário
Jardim de Folhagens
 
Horário de funcionamento: Terça a domingo: 8h30 às 16h
 
Jardim Japonês
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000 - Pampulha
O Jardim Japonês foi construído para simbolizar os laços entre Brasil e Japão, e funciona nas dependências do Zoológico numa área de 5 mil metros quadrados e conta com elementos típicos da cultura japonesa.
 
Destaques
Portal de entrada (Torii)
Lanternas de pedra (Torôs)
Ponte (Taiko Bashi)
Casa de chás (Sukiya)
Lago com carpas
Árvores típicas
Aves asiáticas como o marreco-mandarim, o tadorna-tricolor e o cisne-branco
 
Aquário da Prefeitura - Bacia do Rio São Francisco
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000 - Pampulha
O Aquário da Prefeitura é considerado o maior de água doce do Brasil e o primeiro do gênero no país. Localizado em no Zoológico, possui cerca de 3 mil metro quadrados e retrata a fauna da bacia do São Francisco.
 
Destaques
1.200 peixes de 50 espécies
22 tanques
 
Horário de Funcionamento: 3ª a dom das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.
 
Igreja São Francisco de Assis / Igrejinha da Pampulha
Av.Otacílio Negrão de Lima, 0 - Pampulha
A Igreja de São Francisco de Assis conhecida popularmente como Igrejinha da Pampulha foi inaugurada em 1943. A construção que possui curvas singulares, só foi consagrada pela Igreja alguns anos mais tarde, devido a sua forma. As linhas arredondadas da obra de Oscar Niemeyer é um marco da arquitetura moderna brasileira.
 
Destaques
Jardins assinados por Burle Marx
Linhas arredondadas do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer
Esculturas de Alfredo Ceschiatti
Orla da Lagoa da Pampulha
Via Sacra, constituída por 14 painéis de Portinari

Horário: terça a sábado, das 9 às 17 h, e domingo, das 9 às 13h
 
Mineirão - Estádio Governador Magalhães Pinto
Avenida Abrahão Caram, 1001 – Pampulha
O Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido popularmente como Mineirão foi inaugurado em 1965. O estádio localizado na orla da Lagoa da Pampulha está entre os maiores do mundo, além de ser o segundo maior estádio do Brasil.
 
Parque Ecológico Lagoa do Nado
Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã
O Parque Ecológico Lagoa do Nado possui uma área de aproximadamente 311 mil metros quadrados e foi criado em 1994. É rico em fauna e flora, sua vegetação é composta por espécies do Cerrado e por uma Mata Ciliar que circunda uma lagoa de 22 mil metros quadrados. Com uma infraestrutura composta por biblioteca, teatro de arena, sala de vídeo, quadras poliesportivas e campo de futebol.
 
Destaques
130 espécies de árvores
Pica-pau
Coruja
Lagoa
 
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17 horas.
Entrada gratuita
 
Casa do Baile - Espaço Cultural Casa do Baile
Av. Otacílio Negrão de Lima 751 - Lagoa da Pampulha.
A Casa do Baile, inaugurada em 1943, faz parte do conjunto arquitetônico da Lagoa da Pampulha. Funcionou como casa de baile até 1946, e hoje abriga Espaço Cultural Casa do Baile. A construção fica em uma ilha artificial e chama a atenção pelas formas sinuosas das fachadas.
 
Destaques
Jardins de Burle Marx
Linhas curvas de Oscar Niemeyer
Grande marquise levitando sobre colunas
Ponte

Horário: terça a domingo, das 9 às 19h
 
Palácio da Liberdade
Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários
O Palácio da Liberdade é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. Construído em 1898 para ser a sede administrativa do governo de Minas Gerais e residência oficial dos governadores do estado. O espaço é aberto para visitação todos os domingos, das nove às doze e trinta, o trajeto da visita envolve trinta cômodos e dura em média uma hora. O espaço faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.
 
Destaques
Tours guiados que acontecem aos domingos pela manhã
Candelabros em bronze dourado
Piso em parquet
Lustres de cristal da República Tcheca
Rico mobiliário
Influência europeia na arquitetura
Decoração em estilos mourisco e art nouveau
Escadaria principal vinda da Bélgica
Jardins em estilo rosal de Paul Villon
Pinturas do Salão Nobre
Grande painel de Antônio Parreira
Salão de banquete estilo Luís XV
Pátio interno
 
Horários de Funcionamento: Domingos, de 9h às 13h.
No último domingo de cada mês, ocorre a cerimônia de hasteamento das bandeiras e troca de guarda, a partir das 8h30.
Edifício Niemeyer
Praça da Liberdade, - Savassi
Localizado na Praça da Liberdade, o Edifício Niemeyer é um exemplo da arquitetura moderna de Belo Horizonte e um dos prédios mais conhecidos e tradicionais da cidade. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o edifício possui curvas sinuosas que remetem às linhas das serras mineiras.
 
Destaques
O prédio dá a impressão de ter mais de 15 andares, mas possui apenas oito
Curvas sinuosas
 
Palacete Dantas
O Palacete Dantas é um elegante casarão construído em 1915 no estilo neoclássico que fica na avenida lateral da Praça da Liberdade e abriga atualmente a Secretaria de Estado de Cultura.
 
Praça da Liberdade
Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários
A Praça da Liberdade foi construída para abrigar a sede do governo de Minas Gerais e hoje é um Cartão-postal da capital mineira.  Seus jardins inspirados no Palácio de Versailles de Paris na França, com chafarizes e o coreto que acolhem pessoas de todos os estilos e idades, numa paisagem encantadora repleta de prédios históricos.
 
Destaques
Circuito Cultural Praça da Liberdade
Fileiras de palmeiras imperiais
Palácio da Liberdade
Secretaria da Educação
Esculturas em bronze em tamanho natural dos mineiros Fernando Sabino, Hélio Pellegrino, Paulo Mendes Campos e Otto Lara Resende
Coreto
Fonte luminosa
Jardins inspirados no Palácio de Versailles em Paris
Edifício Niemeyer
 
Circuito Cultural Praça da Liberdade
O Circuito Cultural Praça da Liberdade é o maior complexo de cultura do Brasil e o único do mundo. Consiste em espaços culturais como o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Centro de Arte Popular - Cemig, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu das Minas e do Metal, o Museu Mineiro e o Palácio da Liberdade. O projeto desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais em parceria com empresas privadas transformou antigos prédios públicos em espaços interativos.
 
Memorial Minas Gerais - Vale
Praça da Liberdade, Savassi
O Memorial Minas Gerais - Vale, foi instalado no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda e reúne manifestações contemporâneas, populares e folclóricas.  O memorial mostra as tradições de Minas Gerais, contadas de forma interativa e contemporânea.
 
Destaques
Obra Os Sertões de Guimarães Rosa
Trabalho de Sebastião Salgado.
Ciclo do ouro em Minas Gerais
Sala História de Belo Horizonte
Sala Panteão da Política Mineira
 
Horário de Funcionamento: Às terças, quartas, sextas-feiras e aos sábados: De 10h às 17h30, com permanência até às 18h. Às quintas-feiras: de 10h às 21h30, com permanência até às 22h. Aos domingos: de 10h às 13h30, com permanência até às 14h.
Acesso gratuito
 
Museu das Minas e do Metal
Praça da Liberdade - Centro
O Museu das Minas e do Metal (MMM) popularmente conhecido como “Prédio Rosa” da Praça da Liberdade, abriga o acervo de duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais: a mineração e a metalurgia. Ao todo, são 18 salas com 44 atrações sobre o tema, sendo 11 instalações dedicadas às principais minas do Estado, apresentando de forma criativa o fascinante universo dos metais, dos minerais e de seus componentes.
 
Destaques
Atração “Ouro”, um elevador virtual que desce 2.450 metros de profundidade na companhia dos ilustres monarcas
Fachada com grandes colunas avermelhadas em pedras de calcário semelhante ao mármore
Pinturas decorativas
 
Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo, de 12h às 17h, com permanência até às 18h.Às quintas-feiras, de 12h às 21h, com permanência até às 22h. Na última terça-feira do mês, bilheteria de 12 às 16h, com permanência até às 17 horas.
 
Espaço TIM UFMG do Conhecimento
Praça da Liberdade, - Centro
O Espaço TIM UFMG do Conhecimento fica no antigo prédio da reitoria da UEMG, o local abriga o museu do conhecimento, um planetário, um observatório de Astronomia e um conjunto de exposições temáticas interativas.
 
Destaques
Planetário de última geração
Terraço astronômico
Exposição principal Demasiado Humano
Experimentos interativos
 
Horário de Funcionamento: das 10h às 21h
Acesso gratuito
 
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Praça da Liberdade, 21 - Savassi
A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, também conhecida como Biblioteca da Praça da Liberdade foi criada em 1954 e teve o projeto inicial feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer, mas não foi concluído.
 
Igreja N. Srª de Lourdes
Rua da Bahia 1596 - Centro
A Igreja de Lourdes foi inaugurada em 1923 e 1958 elevada à categoria de Basílica pelo Papa Pio XII. Possui um estilo arquitetônico neogótico e predominantemente gótica.
 
Destaques
Estátuas da fachada
Imagem de Nossa Senhora de Lourdes de madeira
Nossa Senhora de Lourdes esculpida em gesso com mais de 100 anos na Gruta de Lourdes

Horário: seg. a sexta, das 7 às 19 h. Sábado, das 07:30 às 19:30 h. Domingos e feriados, das 07:30 às 21 h
 
Arquivo Público Mineiro
Avenida João Pinheiro, 372 - Savassi - Belo Horizonte/MG
O Arquivo Público Mineiro (APM) é um ícone de Minas Gerais, além de ser a instituição cultural mais antiga do Estado. Criado em 1895, na cidade de Ouro Preto e transferido para Belo Horizonte em 1901.
 
Destaques
Fachada
Documentos que remontam aos períodos colonial, imperial e republicano
Acervo fotográfico
Coleção de mapas produzidos no século XVIII
Documentos do ‘Fundo Câmara Municipal de Ouro Preto’, que receberam da Unesco o título de ‘Patrimônio Cultural da Humanidade’
Jardins
 
Visitas guiadas: Agendamento prédio pelo fone: (31) 3269-1167
Acesso gratuito
 
Museu Mineiro
Av. João Pinheiro, 342 - Centro
O Museu Mineiro é uma construção do final do século XIX e possui diversas coleções sobre a cultura mineira, com destaque para a de Arte Sacra da época colonial.
 
Destaques
Edifício do século XIX
Obras sacras do período colonial em estilo eclético e elementos neoclássicos
Escultura de São Miguel em cedro maciço
Espadim que pertenceu a Dom Pedro I
Coleção Arquivo Público Mineiro
Coleção Pinacoteca do Estado de Minas Gerais
 
Horário de Funcionamento: de terça a sexta, das 10 às 18 h. Sábado, domingo e feriados, das 10 às 16 h.
 
Igreja N. Srª da Boa Viagem
Rua Sergipe, 175 - Centro
Igreja da Boa Viagem foi concluída em 1932, em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Boa Viagem. No séc. XVIII existia no local uma primitiva capela de pau-a-pique. Com a transferência da capital de Ouro Preto para Belo Horizonte, a antiga construção foi substituída por uma em estilo neogótico.
 
 
Destaques
Vitrais
Altar em mármore de Carrara
 
Conservatório de Música
Av. Afonso Pena 1534 - Centro
O imponente prédio de Escola de Música da UFMG foi construído em 1926 e abriga o Conservatório UFMG. Seu acervo abriga duas coleções permanentes: a Brasiliana que reúne objetos de arte e documentos raros de grande valor histórico e a de Arte Contemporânea da arte mineira da década de 1960

Tel: (0xx31) 3218-9300.
Horário: de segunda a sexta, das 8 às 18 h.
Site: www.conservatorio.ufmg.br
 
Palácio das Artes
Av. Afonso Pena 1.537 - Centro
O Palácio das Artes está entre os principais espaços culturais de Minas Gerais. Foi inaugurado em 1970 e possui um espaço de 18 mil metros quadrados, num complexo de teatros, galerias de arte, cinema, livraria e espaço para exposições. O projeto arquitetônico é de autoria de Oscar Niemeyer.
 
Parque Municipal
Av. Afonso Pena, s/nº, Centro
O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, mais conhecido como Parque Municipal é um patrimônio da cidade, possui árvores centenárias e foi a primeira área verde da cidade e conta com 182 mil metros quadrados de vegetação e mais de 250 espécies de árvores raras e nativas. Inaugurado em 1897, é um dos mais importantes espaços culturais de Belo Horizonte. O parque foi inspirado nos Parques de Paris da Belle Époque.
 
Destaques
Coreto
Jardins de rosas
Três grandes lagoas
Palácio das Artes
Teatro Francisco Nunes
Orquidário municipal
 
Horário de Funcionamento: das 6h às 18h, de terça-feira a domingo.
Entrada gratuita.
 
Museu Inimá de Paula
Rua da Bahia, 1201 - Centro - Belo Horizonte/MG
O Museu Inimá de Paula é uma homenagem ao pintor mineiro falecido em 1999. O espaço reúne obras e objetos que retratam vida e obra do pintor mineiro além de abrir exposições temporárias e uma programação cultural diversificada. O museu conta com um acervo de quase duas mil obras do artista. 
 
Centro de Cultura Belo Horizonte
Rua da Bahia 1149 - Centro
Centro de Cultura de Belo Horizonte : é. O edifício tem fina decoração, tanto interna quanto externa, e serviu originalmente como sede do Conselho Deliberativo da Capital (1914), o primeiro órgão legislativo do município. Também abrigou a Biblioteca Pública. Restaurado em 1997, é hoje um espaço voltado estritamente à cultura.
 
Horário: de segunda a sexta, das 9 às 19 h.
 
Mercado Central
Avenida Augusto de Lima 744 - Centro.
O Mercado Central foi inaugurado em 1929 e reúne cerca de 400 lojas que oferecem uma diversidade de alimentos com um toque típico de Belo Horizonte, como cachaças, frutas, queijos e doces mineiros, além de  artesanato regional.
 
Destaques
Comida típica mineira servida nos bares e restaurantes
Pratos que merece destaque é o jiló com fígado,
Capela

Horário: seg. a sábado, das 7 às 18 h. Domingo e feriados, das 7 às 13 h.
 
Igreja de São José
Rua Tupis, 164, Centro
A Igreja São José foi concluída em 1910 e possui o formato de uma cruz latina, foi contruida com influências holandesas e também foi a primeira igreja projetada da nova capital.
 
Destaques
Pinturas do artista alemão Guilherme Schumacher
Teto
 
Museu Giramundo
Rua Varginha, 235 - Floresta - Belo Horizonte/MG
O Museu Giramundo foi fundado em 2001 e guarda grande parte do tesouro do grupo de teatro de bonecos. Abriga um acervo de bonecos, cenários, desenhos técnicos, projetos, vídeos, áudios, fotografias e documentos acumulados pelo grupo Giramundo ao longo de seus quase quarenta anos de história.
 
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h.
 
Museu de Artes e Ofícios
Praça da Estação, s/nº (Estação Central) - Centro
O Museu de Artes e Ofícios é o primeiro museu brasileiro dedicado às artes e aos ofícios e trabalho do país. O museu ocupa os prédios históricos da Estação Central, onde ainda funciona uma estação de metrô e um ramal ferroviário. Com área de 9.200 m² e cerca de 2.400 peças usadas como instrumento de trabalho nas diversas profissões brasileiras entre os séculos XVIII e XX.
 
Horários: Horário: terça a sexta, das 12 às 19 h. Sábado e domingo, das 11 às 17 h.
 
Praça da Estação
Praça da Estação, s/nº - Centro
A Praça Rui Barbosa, mais conhecida como Praça da Estação teve início em 1904 e abriga a antiga estação ferroviária era a porta de entrada da nova capital.
 
Destaques
Fontes
Estação iluminada a noite
Estátua em bronze que homenageia os heróis da Inconfidência Mineira
Museu de Artes e Ofícios.
Dois leões em mármore nos jardins
Serraria Souza Pinto
Viaduto de Santa Tereza
Maquete de ferreomodelismo, uma representação de mini ferrovia
 
Centro Cultural Serraria Souza Pinto
Av. Assis Chateubriand 809 - Centro
O Centro Cultural Serraria Souza Pinto  é um belo modelo da arquitetura industrial do início do séc. XX que utilizou estruturas de ferro, o que foi um marco para a época. O prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e atualmente é utilizado como espaço para shows, feiras  e exposições.


Museu dos Brinquedos
Av. Afonso Pena 2.564 - Funcionários
O Museu dos Brinquedos começou informalmente em 1986 como exposições itinerantes e somente em 2006 foi inaugurado o museu. Seu acervo conta com 5 mil peças, mais de 800 brinquedos de diferentes países

Horário: terça a sábado, das 8:30 às 17:00 h
Site: www.museudosbrinquedos.org.br
 
Museu Histórico Abílio Barreto
Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim
O Museu Histórico Abílio Barreto ocupa parte de uma antiga fazenda, e funciona em um casarão colonial de 1883. Fundado em1941, conta a história de Belo Horizonte em grandes reproduções de fotos e de projetos arquitetônicos. Reúne mobiliário, esculturas, peças decorativas e documentos.
 
Destaques
Maquetes
Casarão restaurado do antigo Curral Del Rei
Bancos de praça sob as árvores
Locomotiva "Mariquinhas" 
Bonde
Jardins
Altar e lavabo da antiga igreja de Boa Viagem
Charmoso bar e restaurante

Horário: de terça a domingo, das 10 às 17 h. Às quintas-feiras, o MHAB fica aberto para visitação até 21 horas. 
 
Museu das Telecomunicações - Oi Futuro
Av. Afonso Pena 4001 (térreo) - Centro
O Museu das Telecomunicações - Oi Futuro, é o antigo Museu do Telefone e conta a história humana por meio de objetos museológicos.
 
Destaques
“Pés-de-ferro”, os telefones de campanha utilizados na II Guerra Mundial
Central Telefônica demonstrativa do sistema
"Vozes da História" é possível ouvir gravações originais de vozes de Clarice Lispector, Garrincha e Albert Einstein, entre outros

Horário: terça a domingo, das 11 às 17 h
 
Torre Altavila
Rua Senador Milton Campos, 115 - Vila da Serra - Nova Lima/MG
A torre do AltaVila possui 101 metros de altura e 432 metros acima do centro de Belo Horizonte, é visível praticamente de qualquer ponto da região metropolitana.
Além de ser a mais alta do Brasil de acesso ao público, possui a mais alta base fixa da América Latina para a prática de bungee jump. Está na divisa com o município de Nova Lima.
 
Rua do Amendoim
Rua Professor Otávio Magalhães
A famosa rua que fica ao lado da Praça do Papa chama a atenção por uma característica inusitada, em alguns trechos, os carros quando desligados e deixados em ponto morto, sobem sozinhos ao invés de descer a suave ladeira, o que acontece também com a água e outros líquidos. Por isso, a rua também é conhecida como a rua do sobe-desce. Por mais que pareça uma subida, a Rua do Amendoim é uma descida. Na verdade trata-se de uma ilusão de ótica que da a impressão que a rua está subindo ao invés de ser uma descida.

Serra do Curral
Avenida José do Patrocínio Pontes, 0 - Mangabeiras
A Serra do Curral é considerada um dos símbolos da cidade de Belo Horizonte. É visível de diferentes pontos da capital e possui uma flora diversificada, variando de espécies do Cerrado até remanescentes da Mata Atlântica.
 
Parque das Mangabeiras
Av. Anel da Serra (alto do Mangabeiras), 0 - Mangabeiras
O Parque das Mangabeiras é um dos maiores parques urbanos da América Latina, possui 337 hectares com 2,8 milhões de metros quadrados. Inaugurado em 1982, na Serra do Curral, abriga 21 nascentes, 28 espécies de mamíferos, 160 de aves, 20 de répteis e 19 de anfíbios.
 
Destaques
Projeto paisagístico de Burle Marx
Roteiro das águas
Roteiro da mata
Roteiro do sol
Reserva de Mata Atlântica
Trilhas que permitem contato com esquilos e quatis
Cachoeiras
Mirante
Praça do Papa
 
Horário: terça a domingo e feriados, das 8 às 18 h
 
Museu de Ciências Naturais da PUC-MG
Avenida Dom José Gaspar, 290 - Coração Eucarístico
O Museu de Ciências Naturais da PUC Minas fica no campus Coração Eucarístico e reúne mais de 70 mil peças em seu acervo. A coleção do museu é a maior de fósseis do Brasil e a segunda maior de mamíferos, referente ao período Pleistoceno (1 milhão e 12 mil anos atrás).
 
Destaques
Fósseis de um carnotauro de 80 milhões de anos
Crânio de um jacaré gigante de 15 metros
Esqueleto de uma baleia
Inauguração, em 1983

Horário: terça a domingo e feriados, das 8 às 18 h
 
Museu de Mineralogia
Av. Bias Fortes, 50 - Funcionários
O Museu de Mineralogia Djalma Guimarães abriga cerca de 3.000 exemplares dos minerais extraídos no Brasil e no mundo. Em estilo pós-moderno, o prédio do Memorial da Mineração, inaugurado nos anos 80, ficou conhecido como "Rainha da Sucata". Av. Bias Fortes, 50, Funcionários, tel: (31) 3271-3415.
Inaugurado em 1974, o prédio é bem futurista (pós-moderno), destoando das construções presentes na região, foi apelidado de “Rainha da Sucata” por ter arquitetura diferente dos outros prédios da região.
 
Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo e feriados - 9h às 17h

Edifício Acaiaca
Av. Afonso Pena 867 - Centro ‘
O Edifício Acaiaca construído na década de 1940 é um ícone da ousadia arquitetônica, possui 29 andares e estilo art-déco, com destaque para as efígies de índios na fachada.
 
Praça Sete de Setembro
Av. Amazonas esquina com Av. Afonso Pena, 0 - Centro
 A Praça Sete de Setembro está no cruzamento de duas principais avenidas da cidade, a Afonso Pena e a Amazonas e abriga o marco comemorativo do centenário da Independência do Brasil, um obelisco popularmente conhecido como "Pirulito".
 
Praça do Papa
Mangabeiras, 0 - Mangabeiras
A Praça do Papa é um ponto privilegiado aos pés da Serra do Curral, no alto do bairro das Mangabeiras, de onde se avista toda a cidade. O nome é em homenagem ao Papa João Paulo II, que celebrou missa no local o Papa João Paulo II suspirou "Que belo horizonte", ao admirar a paisagem urbana do alto da Praça. Desde então, a Praça Israel Pinheiro, passou a ser denominada Praça do Papa. Foi eleita pela população símbolo oficial de Belo Horizonte.

Destaques
Rua do Amendoim
Parque das Mangabeiras.
A praça que abriga uma das mais belas vistas da capital mineira
Monumento de ferro em homenagem à visita do Papa
 
Parque Estadual da Serra do Rola-Moça
O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes de Minas Gerais e o terceiro maior parque em área urbana do país. Possui 3.941,09 hectares distribuídos entre os municípios de Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité. O Parque é um
Patrimônio Natural, habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.
 
Destaques
Paisagens características de Mata Atlântica
Cerrado
Mirante das Três Pedras
Mirante do Planeta
Mirante do Jatobá
Mirante Morro dos Veados
 
Horário de funcionamento: 7 às 17h
 
Culinária mineira
Uma das coisas que não pode faltar em uma viagem à Minas Gerais é provar a culinária mineira, que tem fãs em diversas partes do mundo. Entre os pratos mais conhecidos estão ofeijão-tropeiro, lombo com tutu e frango ao molho pardo, sem falar no irresistível pão-de-queijo. Em Belo Horizonte é possível encontrar o melhor da gastronomia mineira.
 
Tour pelos botecos
Belo Horizonte é considerada a capital brasileira dos botecos, afinal, a cidade possui o maior índice de bares por habitante do país. Com opções para todos os gostos e bolsos, dos mais simples e tradicionais aos mais sofisticados e modernos. Além disso, os petiscos servidos em cada um deles é uma atração à parte, para acompanhar o chope gelado ou a autêntica cachaça mineira muito torresmo, mandioca, pastelzinho de angu, linguiça entre outros quitutes.
 
Edifício Arcângelo Maletta
Rua da Bahia, 1148 - Centro
O Edifício Arcângelo Maletta foi construído onde funcionou nos anos 50, o Grand Hotel, um dos principais da capital na época. Hoje o Maletta, é um prédio tanto comercial quanto residencial. No hall de entrada e nos pilotis, funcionam bares, restaurantes, lojas, sebos e serviços dos mais diversos. Destaca-se entre os estabelecimentos comerciais a Cantina do Lucas que está em funcionamento desde 1962 e foi tombada pelo patrimônio histórico, e a "Livraria Shazam" tombada pelo Patrimônio Histórico-Cultural de Belo Horizonte.
 
Iate Tênis Clube
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 1.350 - Pampulha
O Iate Tênis Clube foi projetado por Oscar Niemeyer e possui jardins de Burle Marx. O complexo foi tombado como patrimônio cultural federal, estadual e municipal sendo reconhecido como símbolo da história do Movimento Moderno Brasileiro e de identidade da capital mineira.
 
Mercado Distrital do Cruzeiro
Rua Ouro Fino, 452 - Cruzeiro
O Mercado Distrital do Cruzeiro foi criado em 1974, é considerado um dos melhores pontos de convivência de Belo Horizonte e um excelente ponto turístico. Destaca-se pela grande variedade de produtos e opção de atividades. Desde o comércio de frutas e legumes até comida italiana, além de especiarias, o mercado promove Feiras de Artesanato e diversificados eventos culturais.
 
Museu Peter Lund- Parque Estadual do Sumidouro
Estrada Campinho Lapinha, km 6 - - Belo Horizonte/MG
O Museu Peter Lund foi inaugurado em 2012, inspirado na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) pela região de Lagoa Santa. O espaço compreende todo o território do Parque do Sumidouro, onde foi construída uma sede, ao lado da Gruta da Lapinha, que reúne cerca de 80 fósseis humanos e de animais descobertos por Lund na cidade. Os itens foram cedidos ao museu pelo Governo da Dinamarca.
 
Horário de funcionamento: De terça a domingo - de 9h às 16h30
 
V e M Brasil Centro de Cultura
Amazonas, 315 - Centro
O antigo Cine Teatro Brasil, localizado na Praça Sete de Setembro é um edifício histórico. Por alguns anos o local permaneceu fechado, mas em setembro de 2013 será inaugurado o V & M Centro de Cultura. O O prédio passou por uma restauração, e contará com vários ambientes, como sala multimídia, galerias para exposições de quadros, fotos e esculturas, salas para formação cultural e artística, estúdios de gravação e edição de vídeo, espaço para grandes apresentações musicais, teatrais e de cinema, café-livraria entre outros.
 
Cemitério do Bonfim
Rua Bonfim, 1120 - Bonfim
O Cemitério do Bonfim é um museu a céu aberto com diversos estilos de arte, como Art Deco, Belle Èpoque e modernismo. Foi inaugurado em 1897 antes mesmo da cidade de Belo Horizonte.  Aos domingos, é possível participar da visita guiada ao Cemitério.
 
Museu da História da Inquisição do Brasil
Rua Cândido Naves, 55  - Pampulha
Segundo os organizadores, o espaço é o primeiro dedicado ao tema no país. O acervo
O Museu da História da Inquisição do Brasil é o primeiro do país e conta a história de um período de sofrimento, perseguição e assassinatos cometidos a mando da igreja em Minas Gerais e no mundo. Abriga em seu acervo painéis, gravuras, documentos, livros, objetos antigos do século XVI a XIX.
 
Destaques
Pinturas de Francisco Goya e Bernard Picart
Réplicas de alguns equipamentos de tortura em tamanho real
Sistema de multimídia para apresentação de filmes e documentários sobre a história da inquisição
 
Poderá também gostar de:
Parque Nacional Tierra del Fuego
A 11 km de Ushuaia, o Parque Nacional Tierra del Fuego é o mais austral do continente, ideal para desfrutar de paisagens inesquecíveis
O que fazer em Foz do Iguaçu
Vai visitar Foz do Iguaçu ou tem vontade de conhecer? Saiba quais são as principais atrações da cidade. 
Aeroportos no Brasil
Telefones dos aeroportos no Brasil.
Navegação Canal de Beagle
Uma oportunidade de apreciar paisagens incríveis, visitar diversas ilhas e avistar pinguins e lobos marinhos.

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish