Grande Mesquita Sheikh Zayed

Sheikh Zayed Mosque (Grande Mesquita Sheikh Zayed)
 
 

A Grande Mesquita Sheikh Zayed é um dos mais importantes tesouros arquitetônicos dos Emirados Árabes Unidos, um dos monumentos religiosos mais imponentes de Abu Dhabi, além de ser uma das mais belas do mundo.
Diferente de outras mesquitas é aberta a todos os visitantes, de forma gratuita, e com opção de um tour guiado de uma hora que é imprescindível como introdução da religião mulçumana e a cultura árabe.
Localizado em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, está apenas à uma hora de Dubai. A mesquita se destaca pelos superlativos arquitetônicos, que a tornam a um dos edifícios mais espetaculares do planeta.
 

 
O complexo ocupa uma área de 22.412 metros quadrados, o equivalente a cinco campos de futebol.Com capacidade para 41.000 pessoas, possui 82 cúpulas, mais de 1.000 colunas, um lustre de ouro 24 quilates, além do maior tapete do mundo feito à mão. Seu salão principal é um dos maiores do mundo, com capacidade para 7126 fiéis.
A construção utilizou materiais trazidos de diferentes partes do mundo: o mármore da Itália, cristais da Áustria, pedras preciosas da Índia, os tapetes do Irã e assim por diante. Mais de 3.000 trabalhadores e 38 empresas de renome participaram da construção.


A mesquita possui 1.048 colunas nas áreas externa, 96 colunas no salão principal, que são revestidas com mais de 20.000 painéis de mármore incrustado com pedras semipreciosas, incluindo lápis-lazúli, ágata vermelha, ametista e madrepérola.  Além disso, possui quatro minaretes de quase 107 metros nos quatro cantos.


A Grande Mesquita Sheikh Zayed é a terceira maior mesquita do mundo, ficando atrás apenas da Meca e Medina na Arábia Saudita. Sua cúpula principal possui 85 metros de altura e 32,8 metros de diâmetro, sendo a maior cúpula de uma mesquita no mundo.
É também o último lugar de descanso de seu fundador Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan que faleceu em 2004.
A Grande Mesquita é um desses lugares que não se pode descrever com palavras, só mesmo conhecendo para ter consciência do seu tamanho e beleza.

 
Construção
A construção que começou no final de 1996 durou quase 12 anos, utilizando 38 empresas, 3.500 trabalhadores e 2,5 bilhões AED. Foi inaugurada em 20 de dezembro de 2007, com a presença da sua Alteza Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos. A mesquita foi construída com a elevação de 11 metros acima do nível do mar, e quase 10 metros acima do nível da rua, desta forma é visível de todas as direções.


Design
O projeto inicial de arquitetura da mesquita era marroquino, mas decidiram incluir características globais.
A mesquita acabou sendo concluída usando mármore branco italiano, que é considerado um dos mais puros do mundo. Seus materiais foram escolhidos por sua durabilidade, qualidade e beleza, que incluem pedra, ouro, pedras semipreciosas, cristais e cerâmica.


 
Foram usados 28 tipos diferentes de mármore provenientes da Grécia, Macedônia, Itália, Índia e China.
Na decoração, o mármore italiano branco com desenhos embutidos florais enfeitam as salas de oração e paredes interiores da mesquita, que possui ouro e mosaico de vidros.
Versículos do Alcorão são escritos em três tipos de caligrafia árabe, o Naskhi, Thuloth e Kufi, supervisionados por Mohammed Mendi dos Emirados Arabes, Farouk Haddad da Síria e Allam Mohammed da Jordânia.

 
Salão principal
O salão principal da oração abriga um gigantesco lustre com 10 metros de diâmetro, 15 metros de altura e pesando 12 toneladas, com tecnologia de fibra ótica e milhares de cristais Swarovski avaliados em US $ 8,2 milhões. Esta sala também tem o maior tapete artesanal mundo.

 
Tapete
Com 5.625 m2 o tapete do salão principal, foi todo feito a mão por 1200 artesãs iranianas, utilizando 30 toneladas de lã e 15 toneladas de algodão e demorou cerca de 20 meses para ser concluído. É o maior tapete do mundo, com um total de cinco milhões de nós. A obra possui 25 cores naturais, provenientes de raízes, cascas e os galhos de diferentes tipos de árvores e plantas. Seu valor estimado é de 8 milhões de dólares.


Lustres
Sete lustres dourados em diferentes tamanhos feitos de cristais Swarovski decoram a mesquita. O maior lustre que fica na cúpula da sala de oração possui 10 metros de diâmetro, 15 metros de altura, e pesa mais de nove toneladas. No momento da inauguração era o maior lustre do mundo, e ainda é o maior lustre dentro de uma mesquita.


Menbar (Púlpito)
Localizado à direita da Mehrab (nicho de oração), é o púlpito de onde são realizados os sermões as orações.


Qibla
A parede Qibla (de frente para a direção da Cidade Santa de Meca), tem 23 metros de altura e 50 metros de largura, e é sutilmente decorada para não distrair os adoradores da oração. A parede está adornada com os 99 nomes de Allah, usando caligrafia tradicional. O Mehrab, o nicho encontrado no meio é de ouro 24 quilates.

 
Pátio
O pátio tem um total de 1.048 colunas de mármore, mosaicos florais pavimentam o piso do pátio de 17 mil metros quadrados, que está decorado com mármore branco da Grécia. Lagos artificiais, totalizando 7.874 metros quadrados contornam a mesquita, ampliando sua beleza.

 
Cúpulas e tetos
A cúpula, na arquitetura islâmica, não é apenas uma forma artística, é uma cúpula de céu em miniatura, transformando os raios do sol em sombras e luzes.

 
Iluminação
A mesquita possui uma linda iluminação automática que segue a fase da lua. Dependendo da época a iluminação é diferente.


Porta
A porta de vidro principal da mesquita possui de 12,2 metros de altura, 7 metros de largura e pesa aproximadamente 2,2 toneladas.

 
Mosaico
O mosaico foi utilizado para decorar a mesquita, tanto na parte interior como na exterior. Os designers usaram mosaico para cobrir o pátio de 17.000 metros quadrados , tornando assim um dos maiores espaços abertos em mesquitas em todo o mundo.

 
Biblioteca
A biblioteca serve a comunidade com livros clássicos e publicações sobre uma variedade de assuntos islâmicos: ciências, civilização, caligrafia, artes, moedas e inclui algumas raras publicações que remonta mais de 200 anos. A coleção é composta de material em uma ampla variedade de línguas, incluindo árabe, Inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e coreano.

 
Comportamento
A mesquita é um local de oração. Os visitantes devem estar devidamente vestidos no dia da visita, caso contrário à entrada não será permitida.
As mulheres devem cobrir o corpo e a cabeça com traje típico árabe entregue à porta da mesquita. O corpo e o cabelo devem estar totalmente cobertos durante o passeio, do contrário, numerosos guardas de segurança irão chamam atenção, portanto, é melhor seguir as regras para evitar problemas.


- Usar roupas modestas, conservadora, roupas largas, mangas compridas, saias longas e calças.
- Não usar roupas transparente.
- Homens não podem usar shorts.
- Para Mulheres os shorts e saias devem ser de comprimento no tornozelo.
- Não é permitido usar roupas apertadas, de banho ou de praia.
- O calçado deverá ser retirado antes de entrar na mesquita, por isso, é recomendado um calçado que seja fácil de tirar.
- Véu para as mulheres é essencial (serão fornecidos na entrada).
- Comportamentos íntimos, como mãos dadas e beijos não são aceitos em um lugar de culto dos muçulmanos.
- Por razões de segurança e de respeito aos fiéis, os visitantes devem ficar dentro das áreas permitidas.
- Alimentos não são permitidos na área de mesquita.
- Não se deve tocar no Alcorão (livro sagrado) e outros elementos arquitetônicos dentro do salão principal da oração.


Visitas públicas
Um dos edifícios mais visitados nos Emirados Árabes Unidos, a mesquita foi criada não apenas como local de culto, mas também como um local de aprendizado e descobertas.
A mesquita é aberta para orações durante todo o dia. Para os visitantes não muçulmanos, o horário de visita das 9:00 as 22:00 todos os dias, exceto nas manhãs de sexta-feira que é apenas para os adoradores.


É recomendado fazer a visita guiada (em Inglês). O guia local explica aos visitantes a história da mesquita, sua construção e aspectos da religião e da cultura muçulmana. As visitas são organizadas pelo Abu Dhabi Tourism Authority.


Horários das visitas guiadas:
Os horários mudam dependendo do tempo e da época do ano. Verifique no site www.szgmc.ae
Domingo a Quinta-feira: 11:00, 10:00 e 17:00 *
Sexta-feira: 17:00, 19:30 **
Sábado: 10:00, 11:00, 14:00, 17:00 *, 19:30 **

* O horário da excursão varia entre 16:30 e 17:00, dependendo da época do ano.
** O horário da excursão varia entre 19:30 e 20:00, dependendo da época do ano.

 
Observação: no inverno, a mesquita está aberta até a meia noite, onde é possível ver o edifício iluminado.

bwd  Página 1/8  fwd


.............................................................................................................................................................

Poderá também gostar de:
O que fazer em Bangladesh
Conheça Bangladesh, um país com mais de 2500 anos de cultura.
O que fazer no Afeganistão
Um destino exótico que assim como qualquer lugar do mundo tem suas belezas.
Baía de Halong
Localizada no litoral norte do Vietnã, a Halong Bay é um Patrimônio Natural da UNESCO e uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.
O que fazer em Dubai
Vai visitar Dubai ou tem vontade de conhecer? Saiba quais são as principais atrações da cidade.

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish