Stingray City


Stingray City, a cidade das arraias


Na cidade das arraias, não existem ruas, muito menos casas, a aglomeração é bem diferente, seus habitantes carregam “ferrão” e fazem a alegria dos seus vizinhos e visitantes.
Stingray City é a atração mais popular das Ilhas Cayman, conhecida como a cidade das arraias, a "cidade" na verdade, é um banco de areia onde é possível interagir e alimentar as arraias, no único lugar do mundo com esse tipo de interação com essas criaturas incríveis.  
As arraias-prego são as estrelas das ilhas, que possuem uma das maiores colônias do mundo. Partindo de Grand Cayman, após uma viagem de barco de 20 minutos, se chega num banco de areia, cujas moradoras vão ao encontro dos visitantes para serem alimentadas. Neste ponto, o mar tem 1 a 2 metros de profundidade, por isso, é possível ficar em pé, mergulhar e em alguns pontos até ficar ajoelhado enquanto as arraias nadam ao redor.


Tudo começou com os pescadores que aproveitavam as águas calmas da área atrás da Barreira de Corais e ancoravam os barcos para limpar os peixes e jogavam a sujeira, iscas e crustáceos no mar. As arraias que caçam pelo olfato se reuniam para aproveitar esta refeição fácil. Todos os dias, no final da tarde, as arraias se reuniam debaixo dos barcos para desfrutar das porções de peixe que eram jogados no mar, e começaram a associar o som de um motor do barco com alimentos. Em 1951, um capitão de um barco percebeu que um grupo desses animais sempre iam se alimentar no banco de areia. Este ritual continuou por muitos anos, até que dois instrutores de mergulho decidiram entrar na água e interagir com as arraias, ao ponto de alimentá-las com as mãos e acariciá-las. Com o tempo, as arraias criaram uma maior interação com a tripulação. E assim, surgiu a ideia de turismo na região.


Hoje, inúmeros barcos de passeios e de excursões se reúnem em Stingray City, tornando uma das excursões mais populares do Caribe. Milhares de passageiros de cruzeiros e turistas fazem o passeio de barco a partir do extremo norte de Grand Cayman para interagir com essas graciosas criaturas.
Ao entrar na água, imediatamente as arraias começam a se esfregar nos turistas para mostrar que são amigáveis.  A qualquer momento, você pode estar cercado por mais de duas dúzias de arraias. Neste momento muitos turistas costumam gritar, uma mistura de medo e emoção.
 

Os visitantes do Stingray City podem nadar, tocar e alimentar as arraias com pedaços de lulas. Depois de muitos anos sendo alimentadas por pescadores, elas ficaram “domesticadas”. O mais indicado é fazer a primeira viagem do dia, para ver o maior número possível delas.
Arraias de todos os tamanhos circulam livremente ao redor dos turistas, mesmo as gigantes são dóceis. Quem já fez o passeio garante que não é perigoso, desde que você siga as orientações dos instrutores.  O ferrão está bem evidente na cauda, mas elas só usam para se defender, portanto, não pise em nenhuma. Fique tranquilo que as arraias não iram morder ninguém, na verdade elas não têm dentes, elas só irão reagir se você ameace ou ataque alguma delas. Mas tenham em mente que estes são animais selvagens que são capazes de provocar uma lesão grave.
Para os mais corajosos, há quem diga que dar um beijo em uma arraia dá sete anos de sorte.
Existem dois Stingray City nas Ilhas Cayman, um é conhecido como Sandbar. Tanto o Stingray City como o Stingray City Sandbar estão situados em águas relativamente rasas. Stingray City possui 4 metros de profundidade, atrai mergulhadores e praticantes de snorkel de todo o mundo, enquanto Sandbar é um pouco mais raso com 1 a 2 metros de profundidade.


Várias empresas oferecem o passeio e alguns podem ser feitos combinados com outras excursões como mergulhos e nado com golfinhos.
Existem três formas de experimentar Stingray City. Todas as três envolvem um curto passeio de barco até a área do banco de areia. O mais popular é o snorkel. Vários guias do Caribe chamam o snorkeling em Stingray City a "melhor experiência de mergulho no mundo", pois possui excelente visibilidade, inúmeros peixes e arraias, além de ser de fácil acesso. Não é necessária qualquer experiência com mergulho ou snorkeling para aproveitar esta excursão, a água é rasa, então não é preciso ser um bom nadador. Na verdade, a água é tão rasa que você pode ver as arraias sem precisar colocar o rosto na água.
A segunda maneira muito procurada é por mergulho, mas em pontos mais profundos. E a terceira opção é através de barco com fundo de vidro. Esta alternativa é uma boa opção se o tempo estiver com muito vento para nadar ou mergulhar.


O Stingray City é diversão garantida indicada para todas as idades, no único lugar do mundo em que se pode nadar com várias arraias em seu ambiente natural.
Aproveite a oportunidade de tocar e alimentar arraias, além de mergulhar entre os magníficos recifes de coral.  A experiência em Stingray City é diferente de qualquer outra, e com certeza transformará sua viagem às ilhas Cayman em algo inesquecível.
Entre no mundo do Stingray City e seja hipnotizado pelo charme dessas fascinantes criaturas do mar.


Quando visitar Stingray City
» As arraias de Stingray City podem ser vistas por mergulho, snorkel, barco com fundo de vidro ou apenas observa-las » desde um catamarã já estão em águas rasas e cristalinas.
» É acessível durante todo o ano, mas a melhor época para visitar Stingray City é durante os meses de seca, entre Dezembro a Abril. Para evitar multidões dos navios de cruzeiro, tente fazer o passeio pela manhã bem cedo.


Dicas para uma experiência mais agradável:
» Não tentar montar ou puxar o rabo das arraias;
» Tome cuidado ao alimentá-las, é indicado servir a comida com a palma da mão e não com as pontas dos dedos;
» Remova jóias quando acariciar as arraias para evitar feri-las;
» As arraias são amigáveis e irá se esfregar em você para mostrar que elas gostam de você;
» Arraias gostam de se enterrar na areia, portanto, preste atenção onde está pisando.
...............................................................................................................................................................
bwd  Página 1/3  fwd


Poderá também gostar de:
O que fazer em Foz do Iguaçu
Vai visitar Foz do Iguaçu ou tem vontade de conhecer? Saiba quais são as principais atrações da cidade. 
Minas Gerais
 Brasil  Minas Gerais    Belo Horizonte    Arredores de Belo Horizonte
Teatro Colón
Descubra todo o encanto dessa verdadeira obra-prima da arquitetura argentina em uma visita guiada ao Teatro Colón.
Kinkaku-ji
A réplica do templo dourado de Kyoto que fica em Itapecerica da Serra, SP.

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish