O que fazer em Joanesburgo


Joanesburgo: Principais atrações da cidade
Cami Pinheiro


Visitar o Museum Africa, o mais antigo da cidade e conta a história africana.


Percorrer o Market Theatre Complex que abriga três teatros, duas galarias de arte, lojas, cafés e restaurantes.


Ir ao Oriental Plaza, que abriga lojas e barracas que vendem de tudo.


Ir ao SAB World of Beer, o museu dedicado a cerveja que conta 6.000 anos da história mundial da cerveja, desde a antiga Mesopotâmia até o típico shebeen encontrado no Soweto, o bar que era considerado ilegal há alguns anos.

Conhecer o KwaZulu Muti, a farmácia herborista que vende remédios a base de ervas africanas, e possui no seu estoque morcegos, sapos e insetos secos, além de peles, chifres, ossos de animais.  


Ver a fachada do discreto edifício Johannesburg Central Police Station, prédio onde era o centro do departamento de segurança no apartheid.

Visitar a Standard Bank Art Gallery que abriga o melhor da arte contemporânea sul-africana.


Ir a Gandhi Square, a praça que abriga uma estátua de tamanho natural de Gandhi.


Ir ao Carlton Centre, o edifício mais alto do continente africano com 223 metros de altura, para apreciar a vista desde o deque panorâmico Top of Africa que brinda lindas vistas da cidade.


Ir ao Johannesburg Art Gallery and Sculpture Park.


Fazer a visita na Constitution Hill, a nova sede da Corte Constitucional do país, localizada nas antigas instalações do Old Fort Prison, a prisão que abrigou ativistas políticos como Nelson Mandela e Mahatma Gandhi. A visita guiada deve ser agendada. www.constitutionhill.org.za


Conhecer Hillbrow, um dos subúrbios mais antigos de Joanesburgo. (Por ser uma área perigosa é indicado passeio organizado por agência).


Conhecer o South African National Museum of Military History para ver a coleção de objetos utilizados nas guerras pela África do Sul, ao longo dos anos.


Ir ao Apartheid Museum, o museu que conta os tempos sombrios e violentos da África do Sul.


Ir ao Gold Reef City, o parque temático localizado a 8 km do centro da cidade que além de possuir 26 atrações como montanha-russa, oferece passeios pelo interior de uma antiga mina de extração, o passeio dura cerca de duas horas e termina com uma demonstração do derretimento e separação de ouro de verdade.


Fazer um tour por Soweto, um dos mais famosos bairros negros do mundo e conhecer a Rua Vilakazi, a única rua no mundo que teve dois residentes vencedores do Prêmio Nobel da Paz, o ex-presidente Nelson Mandela e o Arcebispo Desmond Tutu. (Por ser uma área perigosa é indicado passeio organizado por agência).


Conhecer a Magaliesberg, a cordilheira de colinas perfeita para caminhadas.


Visitar o Wildt Cheetah & Wildlife Research Centre, o programa de reprodução de guepardos, conhecido também como onça-africana, que tirou esse animal da lista das espécies em extinção. O local também abriga outros animais selvagens como hienas, antílopes e aves raras. O tour guiado tem duas horas de duração.


Conhecer a University of the Witwatersrand.


Visitar Aloe Ridge Game Reserve para ver rinocerontes-brancos, hipopótamos, búfalos, antílopes e diversas espécies de aves.


Ir ao Lion Park para ter contato com leões, tirar foto e quem sabe até abraçar um filhotinho.


Conhecer o Witwatersrand National Botanical Gardens, o jardim botânico que abriga grande diversidade de flora nativa e ave, além da belíssima cachoeira Witpoortje Falls.


Visitar a cidade de Pretória/Tshwane que fica cerca de 50 quilômetros ao norte de Joanesburgo.


Visitar alguns dos museus de Pretória, que estão no Museum Park, entre eles o Natural Cultural History Museum of Science and Technology e o Transvaal e o GeoScience Museum.


Visitar a casa do presidente sul-africano Paul Kruger, que é hoje um museu, e exibe todo seu mobiliário e objetos pessoais.


Conhecer o Union Buildings que abriga os prédios governamentais e que possui vistas magníficas da cidade.


Conhecer os Jardins do Union Buildings que abriga o Memorial Delville Wood, uma homenagem aos soldados sul-africanos que morreram em combate durante a Primeira Guerra Mundial.


Ver o Voortrekker Monument Heritage Site, o enorme monumento de granito localizado no topo de uma colina de Pretória, que homenageia os pioneiros que lutaram pela independência do controle britânico.


Conhecer o Mandela House, o pequeno Museu/Casa dedicado ao o primeiro presidente negro da África do Sul e um dos líderes negros mais importantes do mundo.


Ir ao Estádio Soccer City.

Visitar Sterkfontein Caves, o complexo que conta com mais de mil fósseis que foram encontrados na região e onde nossos ancestrais caminharam há três milhões de anos. Fica a uma hora de carro de Joanesburgo e Pretória. Chamado de The Cradle of Human Kind (o Berço da Espécie Humana), é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, suas cavernas contêm cerca da metade das descobertas mundiais de fósseis de hominídeo.


Ir ao Kruger National Park, o maior safári do mundo. O famoso Kruger Park oferece uma experiência de vida selvagem que se classifica como a melhor da África.

Explorar o Blyde River Canyon, o maior cânion verde do mundo que possui formações rochosas incomuns e vistas espetaculares, uma das grandes maravilhas naturais da África do Sul. 

Ir ao Hillbrow Tower, o cartão postal da cidade e um dos edifícios mais altos da África do Sul.

Ir ao Ellis Park Stadium.


Percorrer a Nelson Mandela Bridge, a imponente ponte suspensa por cabos que conta com uma passarela para pedestres e uma vista única do centro financeiro da cidade.


Ir ao African Craft Market, o mercado no interior do Rosebank Mall que vende objetos inspirados na cultura africana.


Visitar a  Rhino and Lion Nature Reserve, a reserva com cerca de 600 animais que oferece safári em veículo 4x4 ou em carro próprio. 


Conhecer o Krugersdorp Game Reserve, em Gauteng, a 40 minutos de Joanesburgo que abriga girafas, búfalos, hipopótamos, 200 espécies de aves e oferece uma aventura semelhante a um safári.


Ir ao Elephant Sanctuary, em Hartbeespoort Dam, localizado a poucos quilômetros de Joanesburgo e Pretória, que serve de refúgio para elefantes jovens antes de irem ao seu habitat natural. É possível tocar e alimentar os animais.

Visitar o Origins Centre, o museu conta a história do continente e as origens da humanidade, através de trabalhos realizados por artistas sul-africanos.

Conhecer o Hector Pieterson Memorial Museum, o museu que conta a história dos perseguidos e assassinados durante os anos do apartheid.


Conhecer a Nelson Mandela Square, a praça chique dedicada ao mais famoso líder político do país.


Ir a Mary Fitzgerald Square, a praça localizada no coração de Newtown, no centro da cidade que possui rostos esculpidos que prestam homenagem às diferentes raças encontradas no continente africano.


Descansar no Zoo Lake, o parque que oferece áreas para piquenique e passeios de barco.


Visitar o Johannesburg Zoo, o zoológico que dois mil exemplares da vida selvagem africana.

Explorar as cavernas de Wild Cave, em Cradle Humankind que fica a 40 minutos de Joanesburgo.

 
Conhecer o Pilanesberg National Park, localizado a duas horas de Joanesburgo, na cratera de um vulcão extinto. 


Passar o dia no Sun City, o complexo de resort e parque temático, que possui cassino, safári e parque aquático. (Muitas empresas em Joanesburgo e Pretória oferecem tours de um dia ao resort). 
.................................................................................................................................................................
Sobre a Autora
Camila Pinheiro é paulistana, mas cidadã do mundo. Apaixonada por viagens, fotografia e Patrimônios da Humanidade! Já visitou mais de 50 países, mas ainda não chegou nem na metade da sua lista de desejos. Jornalista diplomada e viajante compulsiva, ama escrever e viajar, por isso, resolveu unir suas duas grandes paixões. Atualmente trabalha como editora de conteúdo online e vive fazendo planos para a próxima viagem. Contato: cami@tudoparaviajar.com

Leia também:
Savana Africana
Tipos de Safáris

Poderá também gostar de:
O que fazer em Tanger
Uma grande mistura de África e da Europa.
Saqqara
Conheça o maior sítio arqueológico do Egito que conta 3 mil anos de história.
Ilhas Maurício
Destino ideal para lua de mel, Ilha Maurício, na costa africana, é um paraíso africano com jeito de Caribe.
O que fazer em Marrakech
Vai visitar Marrakech ou tem vontade de conhecer? Saiba quais são as principais atrações da cidade.

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish