O que fazer em Maceió

O que fazer em Maceió?

Fazer o passeio nas Piscinas Naturais de Pajuçara em rústicas jangadas que levam dez minutos para atravessar os dois quilômetros entre a praia e os recifes.

Praticar Esportes Náuticos na orla de Maceió. Seja mergulhar nas piscinas naturais de Ipioca, Pajuçara, Paripueira, surfar nas praias de Cruz das Almas, do Francês, Ponta Verde, pescar na praia de Garça Torta ou Jacarecica, ou até mesmo velejar em Jatiúca e do Francês.

Fazer o passeio a Piscinas Naturais de Paripueira que fica 2,5 quilômetros da costa. O trajeto é feito em lanchas. Menos concorrida que Pajuçara, por isso, tem águas ainda mais claras e muito mais peixes. A praia fica a 33 quilômetros do centro de Maceió.

Fazer o Passeio pela Lagoa Mundaú que têm 600 quilômetros quadrados de superfície, as embarcações partem do bairro do Pontal da Barra. O passeio de escuna margeia o conjunto de nove ilhas da lagoa. Há uma parada para mergulho em Prainha.

Fazer o Passeio de barco até a foz do Rio São Francisco para ver o encontro das águas do Rio São Francisco com o mar de Alagoas. A paisagem incrível com dunas douradas, formando um delta com coqueiros e imensas lagoas de águas azuis. Os passeios saem de Piaçabuçu (a 130 km do centro).

Conhecer a Feirinha de Artesanato da Pajuçara, uma das mais concorridas da capital com 200 barracas oferecendo artigos locais e regionais.

Visitar o Mercado do Artesanato que possui 250 lojas repletas peças artesanais de todo o estado feitos com palha, madeira, cerâmica, fibra do coqueiro, couro e barro.

Ir ao Museu Théo Brandão, considerado a maior referência da Cultura Popular Alagoana, belo casarão de três andares reúne peças de vários países, como Portugal, Espanha e México, além de obras brasileiras. Há visitas guiadas.

Visitar a Catedral Metropolitana de Maceió (Nossa Senhora dos Prazeres) que foi fundada em 1859.

Ir à Igreja Bom Jesus dos Martírios, originalmente uma capela, passou por diversas reformas até se tornar igreja, em 1881.

Visitar o Museu Pierre Chalita - Arte Sacra, localizado em um antigo armazém e abriga cerca de três mil peças entre dos séculos XVII, XVII e XIX, a maioria tem origem nordestina.

Ir a Rua das Rendeiras, que na v,erdade chama Rua Alípio Barbosa da Silva, também conhecida como Rua Senador João de Mello, onde é possível encontrar as rendas mais famosas de Maceió.

Ir ao Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), conhecido também como Palácio dos Martírios. A antiga sede do Governo do Estado de Alagoas abriga mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos e quadros de pintores alagoanos.

Ver algum espetáculo no centenário Teatro Deodoro, que possui estilo neoclássico e barroco, considerado um dos mais bonitos do Brasil.

Apreciar a bela arquitetura da fachada do prédio da Associação Comercial, o mais bonito e luxuoso prédio do bairro de Jaraguá.

Visitar o Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas que possui riquíssimo acervo com telas de pintores famosos, documentos históricos, objetos e peças pertencentes aos cultos afro-brasileiros do começo do século.

Conhecer a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída em 1836, possui paredes externas revestidas com dois tipos diferentes de azulejos.
 
Conhecer as famosas barracas Lopana e Kanoa que também funcionam como bares no happy hour e à noite.

Ir ao Hibiscus, bar de praia que funciona no condomínio Angra de Ipioca, ideal para beber algo refrescante e desfrutar da linda praia.

Dedicar um dia para conhecer Dunas de Marapé, o complexo turístico que fica a 60 km de Maceió, com lindas praias, dunas, muitos coqueiros e manguezais. Pode se chegar de carro ou de receptivo turístico depois a travessia é feita de barco pelo rio Jequiá. No local são oferecidos passeios de bugue e quadrículo. 

Embarcar em catamarãs para mergulhar nas galés (piscinas rasas) de Maragogi a 131 km ao norte de Maceió.
 
Praias Urbanas

Pajuçara - Uma das mais famosas praias de Maceió. De onde partem as rústicas jangadas que levam às piscinas naturais da Pajuçara, a dois quilômetros da costa.Sua orla é repleta de barracas de praia, hotéis e restaurantes.

Ponta Verde - Considerada uma das melhores praias urbanas da cidade, com águas claras calmas, num mar colorido de verde e azul. Ótima para praticar windsurfe, mergulho caiaque e durante a maré baixa. Os edifícios mais luxuosos da orla ficam nessa região, além das duas melhores barracas de praia, a Lopana e a Kanoa.

Jatiúca - Praia com ótimas ondas, o que atrai muitos surfistas, além disso, é a sede de campeonatos de surf ao longo do ano. Destaque para o verde intenso de suas águas que oscilam para o azul ao longo do dia. Em noite de lua cheia suas águas se transformam num tapete prateado.

Cruz das Almas - Ponto de encontro dos surfistas devido as suas ondas fortes, o mar fica impróprio para banho em alguns meses. Fica a 6 km do centro, esta dividida em duas partes, uma mais deserta e a outra com barracas e restaurantes e hotéis.

Praia do Sobral - Uma das mais belas praias antes de chegar ao centro de Maceió. O mar bravo é indicado para surf, possui areia branca e fina.

Praia da Avenida, mais conhecida como Avenida da Paz. A qualidade da água geralmente é imprópria para banho, mas é ideal para pratica de esportes e para observar um belíssimo pôr-do-sol. A praia fica no centro de Maceió.
 
Litoral Sul

Praia do Saco - A primeira praia ao sul de Maceió fica a 10 km do centro, possui um enorme paredão de arrecifes que forma piscina na maré baixa. Suas águas são calmas, mornas e transparentes. Não possui muita infraestrutura.

Praia do Francês - Fica 21 km, com águas que variam do verde claro ao azul intenso. É a mais conhecida, e também a mais lotada. No lado esquerdo ficam as barreiras de recifes, já no lado direito as ondas são fortes e boas para o surf.

Barra de São Miguel - Praia vizinha a 33 km de Maceió, com ondas fortes na maré alta (consideradas as melhores do Estado) e piscinas naturais na maré baixa.

Praia do Gunga, um dos cartões-postais de Maceió com seu extenso pontal de areia branca coberto por uma sequência de coqueiros e piscinas naturais. Na verdade, a praia pertence ao município vizinho de Barra de São Miguel, a 39 km.
 
Litoral Norte

Jacarecica - A praia fica a 9 quilômetros do centro da cidade, com mar agitado é indicada para o surf e a pesca de anzol. O banho de mar não é recomendado. Vale a pena caminhar nos manguezais, falésias e morros e apreciar a bela vista do mirante que fica sobre o morro.

Guaxuma - A praia fica a 12 quilômetros do centro da cidade, seu mar é perigoso, não é indicado para banhos. Muito procurada devido aos seus charmosos quiosques rodeados por coqueiros.

Garça Torta - A praia fica a 13 quilômetros do centro da cidade, com areias finas, coqueirais e águas verde-esmeralda que muda para uma tonalidade de azul esverdeado que não se encontra em outras partes do litoral brasileiro. Possui uma vila de pescadores.

Pratagi (Mirante da Sereia) - Mais conhecida como Mirante da Sereia devido à estátua de uma sereia no meio do mar, em cima dos recifes. A linda praia fica a 12,5 quilômetros do centro da cidade, seu mar verde-água característico da região, com piscinas naturais, ondas fracas e quiosques rústicos. Possui um mirante que brinda uma linda vista panorâmica.

Ipioca - A 24 quilômetros do centro da cidade, esta praia deserta de águas azuis e areias brancas e fofas, que possui uma grande concentração de coqueiros. Seus bancos de areia formam piscinas naturais, tornando a Praia de Ipioca excelentes para mergulho.

Costa Brava - A praia fica a 32 quilômetros do centro da cidade, as areias fofas, coqueiros e mar esverdeado.

Paripueira - A praia fica a 33 quilômetros do centro da cidade, possui bancos de areia que formam piscinas naturais de águas mornas, acessíveis por lanchas na maré baixa, onde é possível caminhar mar adentro por dezenas de metros.

Sonho Verde - A Praia de Sonho Verde fica a 37 quilômetros do Centro da cidade. A enseada em forma de ferradura é forrada de coqueiros, possui águas claras e mansas que são protegidas por recifes, além se ser área de preservação do peixe-boi.

Tabuba - A praia fica a 38 quilômetros do centro da cidade, indicada para quem procura tranquilidade em meio a areia fofa e piscinas naturais.

Riacho Doce - A praia da pequena vila de pescadores é conhecida por ter mar verde, levemente agitado, águas transparentes e temperatura agradável. Fica cerca de 10 km do centro da cidade, uma ótima opção para os que buscam sossego e uma bela paisagem. Inspirou José Lins do Rego a escrever o romance Riacho Doce que virou minissérie de TV na década de 90. 
 
Poderá também gostar de:
Parque Nacional Tierra del Fuego
A 11 km de Ushuaia, o Parque Nacional Tierra del Fuego é o mais austral do continente, ideal para desfrutar de paisagens inesquecíveis
Mato Grosso do Sul
 Brasil  Mato Grosso do Sul    Bonito    Mergulho em Bonito    Pantanal   &n
Belo Horizonte
A capital de Minas Gerais que possui mais de cem anos de história.
Pantanal: Passeios e excursões
Conheça as melhores opções para observar animais selvagens, desbravar e conhecer o Pantanal. 

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish

Busca

Previsão do Tempo

Login