Souvenirs




Souvenirs e lembranças de viagem
 
Souvenir é uma palavra de origem francesa que significa lembrança, são objetos que resgatam memórias do destino turístico visitado e servem como decoração.  Não há dúvida que as melhores lembranças de viagens ficam na memória, mas ter um souvenir em casa e ao bater os olhos lembrar com saudade daquela viagem ou local é sempre bom.
Para algumas pessoas souvenir é apenas um agradinho para quem à gente gosta, quase uma obrigação, pois comprar lembrancinha sempre entra no roteiro, seja para aquele amigo que não pode ficar sabendo que você vai viajar e já pede alguma coisa ou aquela tia que nunca quer ser esquecida. Mas uma coisa é certa, comprar uma lembrancinha não deixa de ser uma tentativa de fazer durar a viagem.


Geralmente a coleção começa sem pretensões, você compra uma peça em uma viagem, que pode ser um imã, um globo de neve, uma caneca, depois ao visitar outro destino, compra mais um objeto para enfeitar a mesa do escritório ou para lembrar-se das férias... Quando você se dá conta, os souvenirs já estão tendo um cantinho especial.
Existem vários tipos e categorias de colecionadores de souvenirs, os que colecionam camisetas dos lugares visitados, chaveiros, rótulos de cervejas, pratos, copinhos, pins, canecas, entre outros. Os imãs de geladeira são os preferidos entre os colecionadores e tem suas vantagens: são baratos, não ocupam espaço na mala e são encontrados em qualquer lugar.


 
Alguns viajantes colecionam moedas, por ser fácil, afinal, em algum momento a viagem nos deparamos com troco em moedas ou porque sempre acabamos voltando para casa com elas, seja de uma vigem da Argentina, da Europa e principalmente dos Estados Unidos. Mas algumas moedas são lindos souvenirs, a moeda do Egito, por exemplo, a libra egípcia, possui a efígie da máscara mortuária de Tutancâmon. Muitos destinos possuem moedas encantadoras, como o símbolo maori das moedas da Nova Zelândia ou a bela moeda do Afeganistão, afinal não é o tipo de lugar que você vai sempre. Na Austrália, o dólar australiano possui imagens de animais típicos, assim como as da África do Sul.  Já as moedas de dois dólares do Canadá são chamadas de "toonie". A moeda dos Emirados Árabes Unidos é considerada uma das mais bonitas do mundo. Na República Tcheca, por exemplo, a moeda de 50 coroas apresenta o símbolo do brasão do país.


Há quem prefira artesanatos locais, passar horas numa feirinha para comprar algo bem típico e só produzido no local, como um jogo de xadrez inca do Peru ou tela a óleo de um artista de Rua de Paris. Os cartões postais, encontrados em todas as partes do mundo, também são uma ótima lembrança.
Os globos de neve ou snow globe são um dos souvenirs mais vendidos ao redor do mundo. Os globos podem incluir edifícios históricos, pontos turísticos ou algo que simboliza o local visitado.


Mas há quem prefira objetos decorativos. Para muitos viajantes os objetos que enfeitam a casa têm que contar uma história, afinal, quando visitamos outros países, entramos em contato com diversas culturas, e os objetos decorativos são ótimos pra levar um pouco desses costumes para nossa casa. Seja as figuras de deuses hindus esculpidas em madeira da Índia, as incríveis máscaras venezianas, do tradicional carnaval de Veneza, as lanternas que são souvenirs comuns em Istambul na Turquia, os tapetes do Egito ou um Buda da Tailândia, as lembranças de viagem dão personalidade a casa quando incorporadas à decoração.
Seja qual for seu souvenir preferido, a cada viagem que passa, eles tão inevitáveis numa viagem quanto os gastos extras e os quilos acumulados nas férias.

 
Você também coleciona objetos trazidos de viagens? Conte pra gente! 

Poderá também gostar de:
Santa Catarina
Santa Catarina
El Bolsón
Encravada em um vale da Cordilheira dos Andes, na fronteira com o Chile, El Bolsón é o lugar ideal para quem busca paz e tranquilidade.
Buenos Aires - Visitas Guiadas
O que não falta em Buenos Aires são atrações, a capital portenha oferece diversas visitas guiadas, muitas delas gratuita
Paraná
Paraná

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish