Carnaval ao redor do mundo
 
Acredite ou não, mas fevereiro é a época mais festiva do ano. Por quê? Por causa dos carnavais que acontecem em todo o mundo. As festividades incluem diferentes formas de entretenimento.
Conhecido como "a maior festa livre na Terra”, os carnavais são tipicamente marcado por celebrações públicas ou desfiles que misturam elementos de festa de rua, circo e baile de máscaras.
O Carnaval também é conhecido como “Mardi Gras”- Terça-feira Gorda de Carnaval, pois antigamente se comia muito no período de despedida das festas, especialmente na terça-feira, quando se aproximava o início da quaresma.
Diferentes teorias cercam as origens do Carnaval, algumas sugerem que ele é derivado da expressão latina "carne vale", que significa "adeus à carne", uma referência aos últimos dias em que se podia comer carne antes do jejum da Quaresma. Outros acreditam que as celebrações eram uma forma de afugentar os maus espíritos.


O Carnaval da antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações. No Renascimento, as festas incorporaram bailes de máscaras. Já o formato de festa popular de hoje, foi se transformando ao longo do tempo.
Algumas cidades como Toronto no Canadá, Notting Hill em Londres, Berlim na Alemanha, não comemoram o Carnaval em fevereiro, mas a festa e a alegria dos foliões é a mesma em qualquer parte do mundo, afinal, o lema do carnaval é festejar.

 
Carnavais mais populares do mundo
 
De Nova Orleans à Salvador na Bahia, os carnavais são celebrados em várias regiões do mundo. Algumas das celebrações mais conhecidas são vistos em algumas partes do Brasil, Itália e Uruguai.
O Carnaval Brasileiro é tão grande que conseguiu entrar para o Guinness, o Livro de Recordes Mundiais. Na Itália o Carnaval é comemorado em todas as partes do país, com desfiles e bailes de máscaras. Na Holanda o Carnaval é celebrado pouco antes das Cinzas (sete semanas antes da Páscoa).
Já na Espanha é comemorado em todo o país, mas Cádiz e as Ilhas Canárias são os mais populares. Uma característica única das comemorações do Carnaval em Gran Canaria é que as festividades são realizadas na praia.


Na Eslovénia, os costumes carnavalescos é o festival de máscara mais famoso do país com recompensas para as mais criativas e bonitas. O Carnaval começa com o Ano Novo, mas os eventos oficiais são organizados por dois fins de semana antes de terça de carnaval.
Na Croácia a festa é focada em assustar maus espíritos. A Índia celebra três dias sem parar, num festival de cores e música. Na Alemanha dependendo da região onde o carnaval é comemorado é chamado Karneval, Fastnacht, Fassenacht ou Fasnet. A quarta feira de Cinzas é conhecido como "Carnaval das mulheres" em algumas regiões.


 
Na Jamaica, o Carnaval é comemorado nos centros de Kingston, Ocho Rios e Montego Bay, e inclui grupos fantasiados que desfilam e dançam nas ruas.
Na temporada de carnaval da Suíça, máscaras, fantasias e desfiles pelas ruas. O Carnaval começa na segunda-feira depois da Quarta-Feira de Cinzas, às 4 da manhã com precisão.
Conhecida como a capital do Carnaval do Paraguai, Encarnación atrai milhares de pessoas todos os anos durante a época festiva.  Já o maior Carnaval do mundo em termo de duração é o do Uruguai num total de 80 dias.
Quando pensamos em Carnaval, geralmente pensamos em Rio de Janeiro e Veneza, entretanto, esses são os mais famosos, mas não significa que são os únicos. Na verdade, há celebrações em todo o mundo.

 
Quando ir
A grande maioria dos carnavais abrangem os vários dias antes da quarta-feira de cinza (quando termina a festa e o jejum começa). A data de Quarta-Feira de Cinzas varia de ano para ano:
 2013 - 13 de Fevereiro
 2014 - 05 de março
 2015 - 18 de fevereiro
Algumas cidades têm festas de Carnaval ao longo do ano.

................................................................................................................................................................ 
Rio de Janeiro, Brasil
Datas: começa no sábado e termina na terça-feira antes do inicio da Quaresma.
Rio de Janeiro é sinônimo de Carnaval e, portanto, um dos mais famosos. Definitivamente é o carnaval número um do mundo, o maior e mais colorido.
O feriado mais famoso do Brasil é uma grande festa, seja nas escolas de samba ou nos carnavais de rua.  É Carnaval em todo o lugar, nas ruas e praças, bares, clubes e principalmente no Sambódromo quando as melhores escolas de samba desfilam. Até 50.000 espectadores assistem o evento que é transmitido ao redor do globo.
Algumas das atividades incluem o Desfile no Sambódromo, Desfile das Campeãs, Bailes de Carnaval, assim como bandas e blocos de rua.
O clímax do Carnaval é o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, o sambódromo se transforma em festa, rodeado por arquibancadas de onde milhares de pessoas são conduzidas pelos dançarinos e percussionistas.
As 14 melhores escolas de samba do Rio competem pelo título de melhor. Cada uma possui entre 200 e 400 bateristas, que é o coração da escola e a conexão com os participantes e a multidão que contempla o espetáculo. Divididos em alas, que contam o tema do samba-enredo, tudo sob o olhar dos juízes que devem decidir quem trouxe mais para a Avenida, qual estava mais bonita, quem mais emocionou e contagiou a plateia. A Vitória ou a derrota depende da originalidade e criatividade do tema, música, trajes e outros quesitos.
Já no Carnaval de rua, os blocos e bandas são guiados por percussionistas e cantores pelas ruas do Rio e por foliões.  O Carnaval do Rio de Janeiro é um festival mundialmente famoso realizado antes da Quaresma, geralmente em fevereiro de cada ano, com duração de 5-7 dias.

................................................................................................................................................................ 
Veneza, Itália
Datas: Começa duas sextas-feiras antes da quarta-feira de cinza, na Terça-feira de Carnaval a Piazza San Marco é o foco do festival.  
Veneza, na Itália celebra o Carnevale di Venezia, um espetáculo de máscaras, conhecido como a melhor festa a fantasia barroca do mundo.
Desde o século 15 os Venezianos celebram o Carnevale, naquela época os clubes privados organizavam bailes de máscaras e as pessoas usavam máscaras para cobrir suas identidades reais, para que todos pudessem participar nas celebrações de forma igual.
As festividades começam na tarde de sexta-feira com La Festa delle Marie, uma procissão pela cidade. A abertura oficial é no sábado, quando uma procissão sai mascarada pela Piazza San Marco desfilando pelas ruas. A sexta-feira seguinte é ponto alto do festival, o Gran Ballo delle Maschere que se realiza em locais diferentes a cada ano (geralmente num grande palácio). No último domingo uma procissão de barcos e gôndolas decoradas transportam passageiros mascarados pelo Grande Canal.
As ruas durante o Carnaval de Veneza estão cheios de pessoas com máscaras e trajes, um dos eventos mais importantes é o concurso para a melhor máscara, que acontece no último fim de semana do Carnaval. As máscaras podem ser encontradas em todas as lojas.
Nos dias de Carnaval, multidões se reúnem na Piazza San Marco, os mascarados caminham ao redor da cidade. Não há um desfile para este Carnaval. Você pode comprar suas máscaras preferidas em uma loja de souvenirs e pode juntar-se a festa.

................................................................................................................................................................ 
Québec, Canadá
Datas: janeiro a meados de fevereiro (varia a cada ano).
O Carnaval de Inverno de Quebec, no Canadá é a maior celebração do inverno no mundo e o terceiro maior depois do Rio de Janeiro e Nova Orleans.
Quebec Winter Carnival é uma explosão de comida, diversão e entretenimento em pleno inverno.
As comemorações incluem um parque de diversões de inverno, esqui, esculturas de gelo e rafting na neve. Além disso, todos os anos, é construído um castelo de gelo de cinco andares.
Moradores e turistas se agrupam nas ruas cobertas de neve da cidade para ver os desfiles de carros alegóricos, bandas e muitos palhaços.
As celebrações do Carnaval em Quebec eram reuniões privadas até 1894, quando o primeiro evento organizado ocorreu, e desde 1955 o Carnaval de inverno acontece ininterruptamente.
O concurso de escultura de gelo é uma das grandes atrações. Esculturas de gelo são criadas por artistas de mais de 20 países. Competições de snowboard, raquetes de neve, trenós puxados por cães, hóquei são realizadas na cidade. A corrida de canoa é uma tradição famosa desde o primeiro Carnaval, no rio de gelo com temperatura de-50C.
Desfiles, música, bailes de máscaras, shows ao ar livre é a forma de Quebec esquentar e celebrar o seu Carnaval gelado.

................................................................................................................................................................ 
Carnaval Binche, Bélgica
Datas: domingo, segunda e terça-feira de Carnaval.
O Carnaval das ruas medievais da cidade de Binche, na Bélgica está localizado a 60 km de Bruxelas perto da fronteira com a França.
O festival anual de pré-quaresma é realizado desde o século 16. Considerado um dos mais tradicionais e antigos carnavais europeus e foi tombado pela UNESCO Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.
Os desfiles do Carnaval de Binche começam ao longo de três dias antes da Quaresma. Neste desfile os participantes mais importantes são o Gilles, que saem em trajes tradicionais, com tamancos de madeira e máscaras de cera. Há 1.000 no total, todos do sexo masculino. O status de Gille é passado de pai para filho e somente por habitantes originais da cidade. Desde o amanhecer, na manhã do último dia do Carnaval, os Gilles aparecem no centro de Binche, para dançar ao som de tambores e afastar maus espíritos com paus. Mais tarde, durante o dia, eles marcham pela cidade com cestas de laranjas. Essas laranjas são jogadas para a multidão que se reunem para ver a procissão.

................................................................................................................................................................ 
Oruro, Bolívia
Datas: 10 dias antes da Quarta-Feira de Cinzas.
Aproximadamente 140 km ao sudeste de capital La Paz, Oruro na Bolívia é uma cidade de montanha andina que hospeda uma celebração anual do Carnaval reconhecido pela UNESCO como Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, a maior celebração da Bolívia é um grande evento anual que atrai cerca de 600.000 pessoas.
Sua peça central é La Diablada, um desfile com dançarinos em trajes extravagantes e demoníacos. O desfile é realizado no sábado antes da Quarta-Feira de Cinzas, a multidão se alinha nas ruas para ver centenas de bandas tradicionais bolivianas, milhares de dançarinos tradicionais e uma procissão que leva um dia inteiro para terminar. Com 20.000 dançarinos e músicos, chega a durar até 20 horas.
O desfile é liderado por San Miguel, que é seguido por demônios, Tio El - o senhor do submundo e muitos conquistadores pintados como demônios. Quando o arcanjo e os diabos chegam ao estádio de futebol da cidade, eles se envolvem em uma série de danças que contam a história da batalha final entre o bem e o mal.
Embora seja hoje uma celebração cristã, as origens La Diablada são pré-colombianas.
O Carnaval termina na segunda-feira após a quarta feira de cinzas com o Dia del Agua , uma luta com bombas de água, onde os visitantes são o alvo principal.

................................................................................................................................................................ 
Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha
Datas: O evento dura três semanas, destaque para festa que dura 24 horas na terça-feira de Carnaval.
Tenerife, nas Ilhas Canárias, é uma pequena ilha espanhola na costa da África, é o lar de uma das festas mais importantes, o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife.  Este famoso Carnaval da Espanha é considerado como um dos eventos mais espetaculares de seu tipo no mundo, atraindo milhões de pessoas todos os anos.
A festa nas ruas de Santa Cruz de Tenerife começa na sexta-feira antes do Carnaval com um desfile de abertura espetacular, que atinge o seu auge durante a noite. As celebrações são agrupadas em duas seções: o Carnaval Oficial e do Carnaval de Rua, onde milhares de pessoas participam com fantasias. O oficial tem mais de uma centena de grupos com mais de 50 componentes cada uma. Já no Carnaval na rua é composto por milhares de pessoas que participam usando fantasias.
O evento dura três semanas, culminando com a festa de 24 horas na terça-feira de Carnaval.
Por sete noites as ruas da capital da ilha Santa Cruz são inundadas com trajes brilhantemente coloridos e animados.
O evento termina com o "Enterro da Sardinha", o cortejo fúnebre de mulheres vestidas de viúvas que choram pela sardinha gigante de papel machê que é queimada e enterrada, com
O desfile de encerramento do Carnaval é o "Gran Cosa Apoteosis”, quando cascas de ovos e bolas de pano são atiradas das janelas e varandas.

................................................................................................................................................................ 
Trinidad e Tobago
Datas: Alguns dias antes da quarta feira de cinzas.
Port of Spain, em Trinidad e Tobago é a capital deste conjunto de ilhas ao largo da costa da Venezuela que realiza a maior festa pré-quaresma do Caribe. Alguns participantes usam trajes que satirizam antigas autoridades coloniais britânicas
O festival anual de Carnaval agora acontece em todo o Caribe, mas começou originalmente em Trinidad & Tobago. Todos os anos, pouco antes de quarta feira de cinzas, as ruas ficam repletas de turistas e moradores que se misturam para assistir os desfiles e comemorar o Carnaval. Todas as pessoas usam trajes coloridos cobertos de lantejoulas e penas e passam os dias dançando e festejando nas ruas.
Os foliões desfilam nas ruas com trajes que levara m meses para ser elaborados. Bandas competem pelo título da Banda do Ano, e as pessoas competem para se tornar Calypso Monarch, uma das maiores honras do país.

................................................................................................................................................................ 
Moscou, Rússia
Datas: última semana antes da à Quaresma Ortodoxa (sétima semana antes da Páscoa)
Maslenitsa na Rússia é uma festa pagã que celebra o fim do inverno e o início da primavera, dando início a contagem de sete semanas até a Páscoa da Igreja Ortodoxa.  A palavra Maslenitsa vem do russo para a manteiga, que é um ingrediente-chave na elaboração das Bliny (panquecas).
Maslenitsa é celebrada em toda a Rússia, mas foi realmente revivido nos últimos anos em Moscou. Artistas fazem performances próximas à Catedral de São Basílio, em São Petersburgo.
A festa incorpora algumas tradições que remontam a tempos pagãos. Maslenitsa tem uma ascendência dupla: pagã e cristã. O elemento essencial da celebração são bliny, as panquecas russas que simbolizam a memória dos ancestrais. Redondas e douradas são feitas de alimentos que ainda são permitidas durante a semana santa pelas tradições Ortodoxa: manteiga, ovos e leite (na tradição da Igreja Ortodoxa, o consumo de carne é proibido uma semana antes do consumo de leite e ovos).
Maslenitsa também inclui máscaras, lutas de neve e trenós. A mascote da festa é um boneco de palha vestido de Lady Maslenitsa, anteriormente conhecido como Kostroma. Como o auge da celebração, na noite de domingo, Lady Maslenitsa é queimada em uma fogueira e também é o Dia Perdão, em que as pessoas pedem perdão à família e amigos por erros cometidos no ano passado.
A tradição da Maslenitsa mantém um desfile de mascarados junto com um espantalho de palha, um símbolo do inverno que se vai. O boneco costuma levar nas mãos uma panela para assar panquecas, numa referência aos blinys.

................................................................................................................................................................ 
Viareggio, Itália
Datas: quatro domingos que antecedem a Quaresma
Viareggio é uma cidade costeira fica cerca de 400 km a noroeste de Roma. O Carnaval de Viareggio é o mais famoso da Toscana e um dos mais importantes na Itália depois da tradicional cidade de Veneza. Conhecido como uma das melhores festas de Carnaval da Europa, ofestival se estende por quatro domingos consecutivos, cada um em torno de um desfile de extraordinários carros alegóricos, fogos de artifício, bailes de máscaras, shows e menus especiais de Carnaval nos restaurantes da cidade.
O Carnaval de Viareggio é caracterizado por carros alegóricos que possuem enormes esculturas de papel-machê, que retratam caricaturas de homens famosos da política, cultura e entretenimento, cujos traços característicos são enfatizados com sátira e ironia. Os carros desfilam ao longo da avenida principal de Viareggio.
Tudo começou em 1873 com um grupo de burgueses que resolveu se fantasiar para protestar contra as taxas e impostos: daí surgiu à ideia de um desfile de carroças, que evoluiu até os carros dos dias de hoje.

................................................................................................................................................................ 
Colônia, Alemanha
Datas: durante dois a três meses antes da Quaresma
A "quinta estação do ano", como é chamado o Carnaval na Alemanha, começa em 11/11 às 11h11min. Tem a duração de dois a três meses, mas o clímax da folia começa dias antes do início da Quaresma. O festival de rua, também chamados de "os dias loucos", acontece entre quinta-feira e termina na quarta feira de cinzas.
O Weiberfastnacht é conhecido como o famoso Carnaval das Mulheres, que marca o início das festas de Rua em Colônia, na Alemanha. O destaque do Carnaval segunda-feira das Rosas. Palhaços e pessoas mascaradas são os personagens principais do desfile que atrai mais de um milhão de espectadores. As pessoas na da rua gritam "Kölle Alaaf" ("Colônia acima de tudo") para cumprimentar uns aos outros, e pegam os doces e flores jogados dos carros alegóricos durante o desfile.

................................................................................................................................................................ 
Nova Orleans, Louisiana, Estados Unidos
Datas: começa no dia da Epifania (6 de janeiro) e termina na terça-feira de Carnaval.
O Mardi Gras, em Louisiana no estado de Nova Orleans é um dos carnavais mais famosos dos Estados Unidos. Os desfiles são o destaque do Carnaval. A cidade prosperou com a produção de algodão e cana-de-açúcar no século 19, por isso, muitos fazendeiros ricos andavam em carros alegóricos no Carnaval jogando dinheiro e joias para os pobres da cidade. Hoje, centenas de pessoas desfilam em dezenas de carros alegóricos e a tripulação joga joias de brinquedo para os espectadores. Há um rei e uma rainha em cada carro com cerca de 50 pessoas. À medida que os dias de Carnaval estão passando, as pessoas vão acumulando as joias de brinquedo.
A celebração começa após a Noite de Reis, no dia da Epifania (6 de janeiro). Um baile de máscara é realizado todos os anos para marcar a ocasião. O ponto alto da festa são as duas semanas que antecedem a terça-feira gorda (Mardi Gras, em francês), um dia antes da Quarta-Feira de Cinzas. Há pelo menos um desfile por noite, começando duas sextas-feiras antes do Carnaval.
A celebração de duas semanas, conta com desfiles, bailes mascarados e comida crioula. A cada ano mais de quatro milhões de pessoas visitam Nova Orleans durante o Carnaval.
Hoje, é uma das maiores festas do mundo, com foliões que celebram a primavera e o início da temporada de Quaresma.

................................................................................................................................................................ 
Nice, França           
Datas: Duas semanas, com o último dia de Mardi Gras (terça-feira gorda de Carnaval).
O Carnaval de Nice, no sul da França é um dos três maiores eventos Carnavalescos do mundo, atrás apenas do Carnaval do Rio de Janeiro e o Carnaval de Veneza. Os primeiros registros de Carnaval de Nice são de 1294 em Provença.
Comparável em grandeza com o Carnaval de Veneza, o Carnaval de Nice é o principal evento de inverno na Riviera Francesa e um dos maiores carnavais do mundo.
Na época do Carnaval, Nice se transforma em festa, com desfiles, procissões de flores, carros alegóricos, fogueira e fogos de artifício no encerramento. Desde 1950, a cada ano é escolhido um tema para o Carnaval e os grupos carnavalescos desfilam pela rua principal.
Grandes desfiles acontecem tanto de dia como a noite, e a cidade fica em festa por um período de duas semanas, atraindo mais de um milhão de visitantes a cada ano.

................................................................................................................................................................ 
Basileia, Suíça           
Datas: começa na segunda-feira depois da Quarta-feirade Cinzas precisamente às 04:00 e termina na manhã de quinta-feira às 04:00, durando exatamente 72 horas.
O Carnaval da Basileia, na Suíça tem uma história de mais de 150 anos, é o maior Carnaval da Suíça e acontece anualmente entre fevereiro e março. O Morgestraich marca o início do Carnaval, todas as luzes da cidade velha de Basileia são desligadas e a única luz que permanece são das lanternas, quando o desfile começa. No desfile com carros alegóricos, foliões jogam doces e lembranças para a multidão.
A festa começa com a procissão, na manhã de segunda-feira às 04:00 e termina às 04:00 de quinta-feira. Mais de 200 lanternas iluminadas são pintadas com ilustrações e desfilam pelas ruas, acompanhado por percussionistas. Segundo alguns historiadores locais, o arremesso de confete é uma tradição típica de Basileia, que mais tarde se espalhou para o resto do mundo.
Turistas de todas as partes do mundo, e principalmente da Alemanha e da Áustria, vão até a Basileia para celebrar o Carnaval.

................................................................................................................................................................ 
Berlim, Alemanha
Datas: Maio, durante quatro dias
O Carnaval das Culturas, em Berlim, na Alemanha começou em 1996 e tornou-se o evento mais popular da cidade. Celebrado na primavera, este evento anual atrai mais de 3 milhões de alemães e 500.000 visitantes estrangeiros.
O Carnaval é realizado todos os anos para celebrar a diversidade de culturas dentro da cidade. Alimentos exclusivos e cozinhas internacionais, o Carnaval oferece desfiles que mostram a cultura de mais de 80 países da Ásia, África, Europa e América Latina.

................................................................................................................................................................ 
Barranquilla, Colômbia
Datas: quatro dias antes da Quarta-Feira de Cinzas.
O Carnaval de Barranquilla é o grande evento na Colômbia com a tradição que remonta ao século 19.
Desde 2003 o Carnaval de Barranquilla é Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Anualmente, milhares de turistas vão até está ilha do Caribe para ver o festival que é uma fusão de tradições da África, Europa e Índia.  O Carnaval começa quatro dias antes da Quarta-Feira de Cinzas e atinge o seu clímax no próximo sábado durante a Batalha de las Flores.  No dia seguinte acontece um grande desfile, chamado Desfile de la Gran Parada com  muitos estilos de músicas colombiana.
A Batalha das Flores acontece desde 1903, num desfile de carruagens, presidido pela carruagem da Rainha que dança e joga flores aos espectadores, acompanhada por uma grande corte de príncipes e princesas.
Joselito é o personagem mais representativo do Carnaval de Barranquilla, símbolo da alegria e festa, que morre depois de quatro dias de uma intensa festa. Seu corpo é chorado e sepultado pelas viúvas alegres que compartilharam seus dias de festa. O enterro de Joselito Carnaval é uma simbólica despedida “à carne”, com o Enterro de Joselito, se finalizam as festas.

................................................................................................................................................................ 
Valeta, Malta
Datas: As festas começam as sexta às 18h e terminam na terça de Carnaval.
Valeta, capital de Malta também tem sua festa de Carnaval, um costume que começou há quase 450 anos, com a vitória dos malteses contra os turcos de 1565, com um baile. No domingo, ou seja, amanhã, figuras grotescas desfilam em cima de carros alegóricos. Festas de todos os tipos e competições de fantasias e máscaras seguem até o final de março.
As comemorações de Carnaval incluem tradicionais brincadeiras e competições de dança, desfiles de carros alegóricos, barracas de comidas típicas, mas o destaque fica para as festas que acontecem a noite, uma grande festa à fantasia ao ar livre, conhecido como ”Spontaneous Carnival”, pois não tem regras, e cada um usa a fantasia que quiser, basta soltar a imaginação.
As comemorações acontecem por toda a ilha, mas os destaques ficam por conta das festas que acontecem na capital Valetta e em Nadur, em Gozo.

................................................................................................................................................................ 
Rijeka, Croácia
Datas: Começa em 17 de janeiro e vai até Quarta-Feira de Cinzas.
O Carnaval em Rijeka é o maior Carnaval da Croácia, esta vila costeira no Mar Adriático fica cerca de 100 quilômetros a oeste da capital, Zagreb.
As festividades que começam em 17 de janeiro e vai até Quarta-Feira de Cinzas, reunindo mais de 20 mil participantes e mais de 600 mil visitantes nacionais e estrangeiros, em um evento que baseado em costumes históricos e culturais.
O evento tem um traje em particular o Zvoncari, que são homens com máscaras de cabeça de cabras que tocam os sinos para assustar os maus espíritos.  Os espectadores oferecem vinho para as criaturas, que muitas vezes usam calças brancas, camisas listradas e mantas de pele de carneiro.
O principal desfile de Carnaval acontece no último domingo antes das Cinzas. O percurso da marcha tem várias etapas onde cada grupo se apresenta. A noite existe um evento denominado a queima do Pust, o fantoche que é responsabilizado por todas as coisas ruins que aconteceram no ano anterior. Este evento é realizado no porto de Rijeka, antes do pecador ser levado para o mar, uma leitura de encargos é realizada, onde um porta-voz lê todos os seus pecados. Depois, um barco leva o Pust para o mar onde é queimado.

................................................................................................................................................................ 
Kingston, Jamaica
Datas: Começa em fevereiro e termina em abril.
Diferente de outros países do Caribe, o Carnaval em Kingston vai até a Páscoa, com inúmeras festas que inclui grupos fantasiados que desfilam e dançam nas ruas. Este é um dos maiores eventos na Jamaica.
A diversão não está limitada a Kingston, embora a cidade realize um dos principais eventos do país, cidades como Ocho Rios e Montego Bay também têm suas festas.
O Carnaval foi introduzido na Jamaica pela primeira vez em 1990 e rapidamente se enraizou e tornou-se um dos eventos mais aguardados do ano. A febre do Carnaval invade a Ilha com bailes, concursos de fantasias, festas nas praias e desfiles públicos.

................................................................................................................................................................ 
Índia, Goa Carnaval
Datas: Em fevereiro com duração de três dias.
Este Carnaval popular na Índia concentra-se em traje colorido com dançarinas e procissões em Goa. O evento de três dias é realizado de dia e de noite, com bandas em carros alegóricos e pessoas dançando em todos os lugares, há também grandes bailes.
O Carnaval em Goa na índia celebra três dias sem parar num festival de músicas e cores. O evento é uma parte importante do patrimônio do Estado Português. O Carnaval é uma ocasião em que as pessoas gostam de comida e festas luxuosas.
Realizado em fevereiro, quando o lendário rei Momo toma conta do Estado e as ruas ganham vida. Desfiles são organizados em todos os lados, com bandas e carros alegóricos, o Carnaval termina com a dança realizada pelo Clube Nacional de Panajim.

................................................................................................................................................................ 
Sydney, Austrália
Datas: Em fevereiro, antes da Quaresma.
A cidade de Sydney, na Austrália, mais precisamente a Oxford Street, realiza o Sydney Gay & Lesbian Mardi Gras, o Carnaval direcionado ao público gay que acontece anualmente e recebe milhares de pessoas. O evento é uma das festas mais populares da Austrália, aberto a todos que desejam celebrar.
Pessoas de todo o mundo vão ao evento para ver os desfiles de traje e apresentações de música.

................................................................................................................................................................ 
Notting Hill - Londres, Reino Unido
Datas: agosto
O Carnaval de Notting Hill é realizado no centro de Londres, no bairro de Kensington e Chelsea, em agosto de cada ano.
O Carnaval é realizado em dois dias, no domingo e no tradicional feriado bancário na segunda-feira. Este evento tem sido realizado anualmente desde 1965 e é o segundo maior festival de Rua da Europa, com mais de 2 quilômetros de animadores fantasiados, vendedores de comida e várias bandas e artistas.
O Carnaval de Notting Hill é um dos grandes eventos da Inglaterra que durante dois dias atrai mais de um milhão de pessoas que se juntam à diversão.

................................................................................................................................................................ 
Montevidéu, Uruguai
Datas: De janeiro a março.
O Carnaval do Uruguai é o mais longo do mundo, com mais de 80 dias de festa, ocorrendo geralmente de janeiro a março, o foco das celebrações é a capital Montevidéu.
As principais atrações do Carnaval uruguaio incluem dois desfiles chamados de Desfile de Carnaval e Desfile de Llamadas, onde os músicos mostram suas habilidades através do ritmo do tambor conhecido como candombe.
O Candombe é uma manifestação cultural originada a partir da chegada dos escravos da África tem um papel significativo na cultura do Uruguai, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Formam-se grupos musicais chamados de comparsas, que saem às ruas acompanhadas por multidões.

 
................................................................................................................................................................
Ptuj, Eslovênia
Datas: Dois fins de semanas antes da terça-feira de Carnaval.
O Carnaval da cidade de Ptuj na Eslôvenia é extraordinariamente rico e diversificado, com muitos costumes e centenas de diferentes estilos de máscaras, por isso, é o festival de máscara mais importante do país com recompensas para mais bonita e criativa. A mais popular é o Kurent, uma máscara monstruosa e demoníaca.

................................................................................................................................................................ 
Aalborg, Dinamarca
Datas: Em maio, durante duas semanas.
O Carnaval de Aalborg na Dinamarca começou a ser comemorado anualmente em 1983. O Carnaval na Dinamarca é mais parecido com o Halloween. Conhecido como Fastelavn, que é uma palavra importada do norte da Alemanha que basicamente significa "na noite antes do jejum". Nesta ocasião há toda a comida, incluindo os tradicionais pães doces conhecidos como Fastelavnsbolle. Crianças se fantasiam e pedem doces na vizinhança.
O Grande Desfile é o maior evento durante o Carnaval, que atrai cerca de 100.000 pessoas a cada ano. Cerca de 15 grupos profissionais de todo o mundo abrem o desfile, seguido por milhares de pessoas vestida, dançando e celebrando.

................................................................................................................................................................ 
Toronto, Canadá
Datas: Julho-Agosto por três semanas.
Toronto no Canadá celebra o Caribbean Carnival Toronto de julho a agosto, numa festa de três semanas de música, culinária e cultura do Caribe. Durante o Carnaval, as pessoas usam trajes elaborados, com penas coloridas em suas cabeças e maquiagens extravagantes.
Desfiles de carros alegóricos mostram o glamour do Carnaval. Os ritmos pulsantes caribenhos contagiam toda cidade.

................................................................................................................................................................ 
Torres Vedras, Portugal
Um dos carnavais mais famoso de Portugal é o de Torres Vedras, conhecido como o mais português de todos, por conservar suas tradições sem copiar outros países. Este Carnaval distingue-se na celebração dos festejos contando com a participação espontânea e massiva dos cidadãos.
O Carnaval em Portugal exibe uma grande tradição Carnavalesca. Dos Carnavais da Madeira saíram os imigrantes que levaram a tradição do Carnaval para o Brasil.
O Carnaval de Torres Vedras é também o mais Antigo de Portugal, seus primeiros registos são de 1572.
No evento participam os carros alegóricos, os grupos de desfile, as "matrafonas" (homens mascarados de mulher) e os famosos cabeçudos (bonecos gigantes). A interação entre o público e os mascarados é feita através do arremesso de "cocotes" (pequenos objetos, feitos de papel e borracha). No sábado à noite é realizado um desfile de mascarados.   
Portugal segue apostando pelas marchas de carnavais e tenta preservar ao máximo sua identidade cultural, com blocos, caricaturas de personagens políticos e bonecos gigantes.

................................................................................................................................................................
> Veja também: 
Carnaval no Brasil